Red Hat Ansible Automation Platform

O Red Hat® Ansible® Automation Platform oferece um framework empresarial para criar e operar a automação da TI em escala, desde a nuvem híbrida até a edge. O Ansible Automation Platform permite que os usuários de uma organização criem, compartilhem e gerenciem a automação, desde a equipe de desenvolvimento até as equipes de operações, segurança e rede.

Os gerentes de TI disponibilizam diretrizes de como a automação é aplicada às equipes individuais, e os criadores de automação podem escrever tarefas que usam conhecimento prévio. O Ansible Automation Platform tem uma base mais segura e estável para implantar automação de ponta a ponta

O que você quer automatizar hoje?

Infraestrutura

Crie, provisione e gerencie aplicações e infraestruturas em nuvens públicas ou privadas, containers e ambientes virtuais.

Aplicações

Automatize suas implantações de aplicação e faça com que suas instalações, upgrades e tarefas diárias de gerenciamento sejam reproduzíveis e confiáveis.

Redes

Gerencie toda a rede e os processos de TI em redes físicas, redes definidas por software e redes baseadas em nuvem.

Containers

Gerencie e automatize seus clusters do Kubernetes e ajuste a escala de aplicações em containers com o suporte para Kubernetes Operators e frameworks.

Segurança

Orquestre sistemas de segurança usando uma coleção selecionada de módulos, funções e playbooks para investigar e responder a ameaças.

Nuvem

Provisione instâncias, redes e infraestrutura com módulos de suporte para que as implantações sejam bem-sucedidas em nuvens públicas e privadas.

Funcionalidades e benefícios - Red Hat Ansible Automation Platform

Definido, consistente e portátil

Um ambiente de execução de automação é uma imagem de container que oferece um local definido, consistente e portátil para a execução de Ansible playbooks. Isso significa que eles contêm a automação e o conteúdo do Ansible, com todas as dependências adicionais exigidas por ele. Ambientes de execução de automação são a base do Red Hat Ansible Automation Platform.

Muitas organizações não percebem todo o potencial da automação, porque não conseguem realizá-la em escala. Ao usar ambientes de execução você assegura a consistência na execução da automação entre diversas plataformas. Todas as dependências personalizadas são definidas na fase de desenvolvimento e não são mais acopladas ao plano de controle, o que resulta em ciclos de desenvolvimento mais rápidos, escalabilidade, confiabilidade e portabilidade nos ambientes.

Os ambientes de execução padronizam seus esforços de automação, reduzindo a complexidade e o risco de desvios entre desenvolvimento e produção. O uso desses ambientes facilita o gerenciamento das dependências de automação para arquitetos, desenvolvedores e equipes de operações. Eles também tornam a automação mais repetível e globalmente escalável.

Defina, opere e delegue automação
O controlador de automação é o plano de controle da automação, componente essencial do Ansible Automation Platform. Anteriormente, ele era chamado de "Ansible Tower". O novo controlador de automação continua oferecendo uma maneira padronizada de definir, operar e delegar automação na sua organização, mas também traz novas funcionalidades em uma arquitetura aprimorada.

Com essa ferramenta, os usuários podem gerenciar inventário, iniciar e programar fluxos de trabalho, rastrear alterações e integrá-las aos relatórios – tudo isso, em uma interface do usuário e API REST centralizadas.

Ao padronizar a inicialização, a delegação, a auditoria e a implantação, o controlador permite à organização implementar uma automação confiável e com menores níveis de dispersão e a variação.

Alguns componentes do controlador de automação são:

  • Gerenciador de tarefas/agendador
  • Gerenciamento de inventário de API
  • Gerenciamento de credenciais de API
  • Gerenciamento de tarefas de automação de API
  • mensagem/fila/cache/banco de dados de chave-valor
  • Conector de mesh de automação
  • Receptor de mesh de automação
  • Banco de dados

O componente automation mesh do Ansible Automation Platform oferece um framework simples e confiável para escalar a automação. Com uma camada de comunicação flexível e multidirecional, o automation mesh possibilita que a empresa opere ainda mais em escala global. Com menos sensibilidade à latência e interrupção da conexão e com recursos de peering nativo, você vai ainda mais longe com mais confiabilidade em comparação a qualquer outra plataforma de automação no mercado atual. Com funcionalidades de segurança, como autenticação e criptografia TLS e controles de acesso adicionais, você pode confiar no Ansible Automation Platform para ultrapassar os limites das possibilidades de todo o estado da sua TI empresarial.

Com a nova abordagem arquitetônica implantada no Red Hat Ansible Automation Platform 2, precisamos ter certeza de que os ambientes de execução possam se comunicar com o controlador. E é aí que entra o automation mesh.

O Ansible Content Collections é um formato de distribuição de conteúdo do Red Hat®Ansible® Automation Platform que pode incluir playbooks, funções, módulos e plugins em áreas mais específicas.

O Ansible Content Collections representa o novo padrão para distribuição, manutenção e consumo da automação. A combinação de múltiplos tipos de conteúdo do Ansible Automation Platform melhora a flexibilidade e escalabilidade.

Uma coleção de conteúdo é elaborada para ter um formato consistente que permita que criadores de conteúdo enviem módulos, plugins, funções e documentações em um único pacote, fazendo com que usuários possam consumir esses projetos de um só lugar.

O Ansible Content Collections facilita a instalação e execução de conteúdo pré-programados de parceiros certificados e da Red Hat para os usuários do Ansible Automation Platform.

Esse conteúdo é classificado por domínio e exige menos preparação prévia para encontrar e montar diferentes funções e módulos.

Módulos, funções, plugins e documentação
O hub de automação é onde você encontrará e usará as coleções do Ansible Content Collections compatíveis que fazem parte da sua subscrição. As coleções contam com conteúdo (como módulos, funções e plugins) e a documentação que você precisará para começar.

O hub de automação pode ser acessado pela interface de linha de comando (CLI) ou em console.redhat.com. Instâncias hospedadas de maneira privada do hub de automação oferecem suporte aos ambientes de execução de automação.

Quem usa o hub de automação?

O hub de automação é destinado às pessoas que interagem com os desenvolvedores e as equipes de operações. O responsável por selecionar e distribuir conteúdo de automação na sua organização se beneficiará do hub de automação. Essa pessoa será, provavelmente, um administrador ou uma equipe de operações, mais especificamente, um engenheiro de distribuição ou de lançamento. No entanto, essas funções não são necessariamente exclusivas de uma pessoa ou equipe. Muitas organizações atribuem várias funções a colaboradores ou terceirizam tarefas específicas de automação.

Avalie a eficácia e sinalize problemas rapidamente
O Red Hat Insights para o Ansible Automation Platform oferece análise preditiva, auditoria e relatórios sobre a automação executada na sua organização. Ele disponibiliza um painel de controle, notificações de integridade e estatísticas organizacionais para as equipes que executam o Ansible Automation Platform mensurarem a eficácia dos projetos de automação e identificarem potenciais problemas com antecedência. Com o painel de controle, você pode ver quais são os playbooks e módulos do Ansible mais usados, determinar as taxas de aprovação/reprovação da implantação e descobrir quando um nó está inativo.

Funcionalidades do componente:

  • Navegador de tarefas
  • Planejador de automação
  • Notificação de email
  • Acompanhamento da subscrição
  • Integração do Red Hat Insights
Gerencie, provisione e desative a automação
O catálogo de serviços de automação está hospedado em cloud.redhat.com. Ele é um local onde desenvolvedores, equipes de operações e usuários de negócios podem gerenciar, provisionar e desativar recursos de automação. Um catálogo reduz os tíquetes na central de ajuda para serviços comuns ao permitir que os usuários gerenciem as solicitações por conta própria.
O catálogo de serviços de automação facilita a modelagem e entrega. Com o catálogo de serviços de automação, usuários de negócios (não apenas desenvolvedores, arquitetos e equipes de operações) podem se beneficiar da automação. Esse catálogo pode ser acessado de qualquer lugar e está integrado às ferramentas de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) existentes.
Catálogo de serviços de automação para arquitetos

O catálogo de serviços de automação oferece um painel de controle para que desenvolvedores e equipes de operações possam gerenciar a automação. Eles podem provisionar e desativar os recursos por meio de um modelo de autosserviço sem precisar criar tíquetes.

Além disso, o catálogo estende o valor da automação na sua organização para além das equipes de operações e desenvolvedores, permitindo que os usuários de negócios também se beneficiem dela.

O Ansible Automation Platform oferece diversas ferramentas para simplificar o desenvolvimento de playbooks.

  1. Criador de ambiente de execução: uma das ferramentas oferecidas para facilitar o desenvolvimento de playbooks é o ansible-builder. Com essa ferramenta, administradores e desenvolvedores podem criar ambientes de execução de automação usando as informações de dependência definidas nas Ansible Content Collections e conforme definido pelo usuário. Esses ambientes criam uma automação repetível e confiável que pode ser usada em toda a sua organização.
  2. Navegador de conteúdo de automação: é um serviço público que oferece uma interface de linha de comando e interface de usuário baseada em texto para ambientes de execução e ansible-core. Conforme o conteúdo é criado, o usuário pode validá-lo com subcomandos fáceis de usar que interagem diretamente com os ambientes de execução. Esse método de execução fornecerá feedback direto ao usuário em uma interface de usuário baseada em um texto simples. O usuário também poderá copiar objetos da interface de usuário para utilizar em outros conteúdos que quiser criar.