Suporte à versão 6 do Red Hat Enterprise Linux termina em 30/11/2020. O que fazer?

Suporte à versão 6 do Red Hat Enterprise Linux termina em 30/11/2020. O que fazer?

O suporte à versão 6 do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) termina em 30/11/2020.

Fim do Suporte - RHEL 6Se o seu SO ainda está nesta versão, o ideal é fazer o upgrade da versão. Caso exista algum impeditivo devido a alguma incompatibilidade, para que você continue tendo acesso aos serviços inclusos na subscrição, como suporte e atualizações, há necessidade de adquirir uma extensão de suporte para cada subscrição RHEL que você tem.

O Red Hat Enterprise Linux Extended Life Cycle Support é uma oferta que fornece suporte estendido quando um produto é retirado e entrou na Fase de Vida Estendida, permitindo que os clientes continuem a receber correções de segurança de impacto crítico e correções de bug prioritárias em uma versão principal específica do Red Hat Enterprise Linux a partir do final de seu ciclo de vida regular por um período de tempo definido e estendido. O ELS é aplicável apenas à última versão secundária de uma determinada versão principal, que no caso da versão 6 é a 6.10.

Para você entender o ciclo de vida do Red Hat Enterprise Linux vamos explicar como ele funciona.

Red Hat Enterprise Linux versões 5, 6 e 7

A Red Hat oferece serviços de assinatura para cada versão principal do Red Hat Enterprise Linux ao longo de quatro fases do ciclo de vida — chamadas Full Support, Maintenance Support 1, Maintenance Support 2, and an Extended Life Phase.

As versões 5, 6 e 7 do Red Hat Enterprise Linux oferecem dez anos de suporte cada (a menos que indicado de outra forma abaixo em Exceções) em Fases de Full Support, Maintenance Support 1, Maintenance Support 2 seguidas por uma Extended Life Phase. Além disso, para o Red Hat Enterprise Linux 5 e 6, os clientes podem adquirir assinaturas de add-on anuais denominadas Extended Life-cycle Support (ELS) para estender os serviços de assinatura limitados além da fase Maintenance Support 2.

Exceções

  • Durante a vida do Red Hat Enterprise Linux versão 7, a Red Hat oferece apenas serviços de assinatura para cada versão do Red Hat Enterprise Linux para ARM, Red Hat Enterprise Linux para Power LE (POWER9) e Red Hat Enterprise Linux para IBM System z (Structure A) para suporte de fase de Full Support (sem suporte às fases Maintenance Support 1 e 2 ) seguido por uma Extended Life Phase.
  • Durante a vida do Red Hat Enterprise Linux versão 7, a Red Hat oferece apenas serviços de assinatura para cada versão do Red Hat Enterprise Linux Atomic Host para a fase de Full Support e Maintenance Support 1 (sem suporte a fase Maintenance Support 2) seguido por uma Extended Life Phase.

RHEL _ Life Cycle - versao 7

Red Hat Enterprise Linux Versão 8

A Red Hat entende a importância do planejamento do ciclo de vida para nossos clientes, parceiros, ISVs e o ecossistema Red Hat Enterprise Linux. Com a introdução do Red Hat Enterprise Linux versão 8, a Red Hat simplificou as fases do produto RHEL de quatro para três: Full Support, Maintenance Support, e Extended Life Phase. Também fornece informações sobre datas de lançamento antecipadas e lançamentos menores que oferecerão suporte estendido.

O Red Hat Enterprise Linux Versão 8 oferece um ciclo de vida de dez anos em fases de Full Support and Maintenance Support, seguido por uma fase Extended Life. Além disso, no Red Hat Enterprise Linux 8, os clientes podem adquirir assinaturas complementares anuais chamadas de Extended Life-cycle Support (ELS) para estender os serviços de assinatura limitados além da fase de Maintenance Support.

RHEL Life Cycle - versão 8

Fases de produção do Red Hat Enterprise Linux

Fase Full Support

Durante a fase de suporte total, a Red Hat definiu os avisos de errata de segurança crítica e importante (RHSAs) e urgentes e selecionados (a critério da Red Hat) Os avisos de errata de correção de bug de alta prioridade (RHBAs) podem ser lançados assim que estiverem disponíveis. Outros avisos de errata podem ser entregues conforme apropriado.

Se disponível, a habilitação de hardware nova ou aprimorada e a funcionalidade de software aprimorada selecionada podem ser fornecidas a critério da Red Hat, geralmente em versões menores. A habilitação de hardware que não requer mudanças substanciais de software pode ser fornecida independentemente de versões menores, a critério da Red Hat.

Versões secundárias também incluirão avisos de errata disponíveis e qualificados (RHSAs, RHBAs e RHEAs). Versões menores são cumulativas e incluem o conteúdo de atualizações lançadas anteriormente. O foco para versões menores durante esta fase está na resolução de defeitos de prioridade média ou alta.

Imagens de instalação atualizadas serão fornecidas para versões menores durante a fase de suporte total.

Fase Maintenance Support 1:

Durante a fase de suporte de manutenção 1, a Red Hat definiu avisos de errata de segurança crítica e importante (RHSAs) e urgentes e selecionados (a critério da Red Hat) Avisos de errata de correção de bug de alta prioridade (RHBAs) podem ser lançados assim que estiverem disponíveis. Outros avisos de errata podem ser entregues conforme apropriado.

Se disponível, a habilitação de hardware que não requer mudanças substanciais de software pode ser fornecida a critério da Red Hat, geralmente em versões menores. A nova funcionalidade do software não está disponível durante esta fase.

Versões menores também incluirão todas as erratas disponíveis e qualificadas. Versões menores são cumulativas e, portanto, incluem o conteúdo de versões menores e avisos de errata lançados anteriormente, incluindo aqueles da Fase de Suporte Total. O foco para versões menores durante esta fase está na resolução de bugs urgentes ou de alta prioridade.

Imagens de instalação atualizadas serão fornecidas a critério da Red Hat para lançamentos menores durante a fase de suporte de manutenção 1 apenas se necessário devido a mudanças no instalador.

Fase Maintenance Support (RHEL 8) / Fase Maintenance Support 2 (RHEL 5, 6, 7)

Durante a Fase de Suporte de Manutenção para Red Hat Enterprise Linux Versão 8 e Fase de Suporte de Manutenção 2 para Red Hat Enterprise Linux versões 5, 6 e 7, a Red Hat definiu os Avisos de Segurança de impacto Crítico e Importanteix (RHSAs) e selecionou (a critério da Red Hat) Avisos de correção de bug de prioridade urgente (RHBAs) podem ser lançados assim que estiverem disponíveis. Outros avisos de errata podem ser entregues conforme apropriado.

Nova funcionalidade e nova ativação de hardware não estão planejadas para disponibilidade na Fase de Suporte de Manutenção (RHEL 8) e na Fase de Suporte de Manutenção 2 (RHEL 5, 6, 7). Versões menores com imagens de instalação atualizadas podem ser disponibilizadas nesta fase.

Fase Extended Life:

Durante a fase de vida estendida, uma assinatura do Red Hat Enterprise Linux fornece acesso contínuo ao conteúdo lançado anteriormente no Portal do Cliente Red Hat, bem como a outros conteúdos, como documentação e o Red Hat Knowledgebase. Também podem ser fornecidos conselhos para migrar para as versões atualmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux.

Para versões de produtos na Fase de Vida Estendida, a Red Hat fornecerá suporte técnico contínuo limitado. Nenhuma correção de bug, correção de segurança, habilitação de hardware ou análise de causa raiz estará disponível durante esta fase, e o suporte será fornecido apenas em instalações existentes.

A Red Hat reserva-se o direito de encerrar o suporte contínuo na Fase de Vida Estendida para uma versão particular do Red Hat Enterprise Linux a qualquer momento.


RHEL 8 Guia de planejamento
RHEL Life Cycle - versão 8 x

Datas dos ciclos de vida

Todas as datas futuras mencionadas para “Fim do suporte total” e “Fim da manutenção do suporte 1” são aproximações aproximadas, não definitivas e sujeitas a alterações.

Datas do ciclo de vida do Red Hat Enterprise Linux

Full support

VersionGeneral availabilityFull support endsMaintenance Support 1 endsMaintenance Support or Maintenance Support 2 endsExtended life cycle support (ELS) add-on endsExtended life phase endsLast minor release
87 de maio de 201931 de maio de 2024Not Applicable31 de maio de 2029TBDTBD8.10

 

Maintenance support

VersionGeneral availabilityFull support endsMaintenance Support 1 endsMaintenance Support or Maintenance Support 2 endsExtended life cycle support (ELS) add-on endsExtended life phase endsLast minor release
710 de junho de 20146 de agosto de 20196 de agosto de 202030 de junho de 2024TBDOngoing7.9
7 (System z (Structure A))10 de abril de 20186 de agosto de 20196 de agosto de 202031 de maio de 2021Not ApplicableOngoing7.6
7 (POWER9)13 de novembro de 20176 de agosto de 20196 de agosto de 202031 de maio de 2021Not ApplicableOngoing7.6
7 (ARM)13 de novembro de 20176 de agosto de 20196 de agosto de 202030 de novembro de 2020Not ApplicableOngoing7.6
610 de novembro de 201010 de maio de 201610 de maio de 201730 de novembro de 202030 de junho de 2024Ongoing6.10

End of maintenance

VersionGeneral availabilityFull support endsMaintenance Support 1 endsMaintenance Support or Maintenance Support 2 endsExtended life cycle support (ELS) add-on endsExtended life phase endsLast minor release
515 de março de 20078 de janeiro de 201331 de janeiro de 201431 de março de 201730 de novembro de 2020Ongoing5.11